Pular para o conteúdo

Artigos

Contabilidade aplicada ao setor público

Como pode ser definida a contabilidade aplicada ao setor público?

A contabilidade aplicada ao setor público é um ramo da ciência contábil que tem como objetivo controlar e registrar as informações contábeis e financeiras do setor público. Ela é responsável por registrar todas as movimentações financeiras e patrimoniais dos órgãos públicos

O que é SIAFI

O que é SIAFI e quais são seus objetivos?

O que é SIAFI: O SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira) é um sistema informatizado que foi implantado em 1987 pelo Governo Federal. Ele é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal.

Art. 60

Art. 60: Dispensa de Nota de Empenho em Casos Especiais e Empenho por Estimativa

Art. 60 da Lei de Normas Gerais de Direito Financeiro, Lei nº 4.320 de 17 de março de 1964, estabelece que é vedada a realização de despesa sem prévio empenho. Em outras palavras, antes de realizar qualquer gasto, é necessário que a administração pública empenhe o valor, ou seja, reserve o montante necessário para a despesa.

Função da Auditoria Interna Governamental

Função da Auditoria Interna Governamental: Importância e Objetivos

Função da Auditoria Interna Governamental: A auditoria interna governamental é uma atividade independente e objetiva que tem como objetivo avaliar e aprimorar as operações dos órgãos e entidades da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública: Possibilidades na Área Reveladas

A contabilidade pública é um ramo da contabilidade que oferece diversas possibilidades de atuação para os profissionais da área. Ela se dedica ao registro e controle dos atos e fatos contábeis relacionados ao patrimônio público, incluindo órgãos governamentais, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e autarquias.

Relatório de Execução Orçamentária

Relatório de Execução Orçamentária: Como Entender e Analisar as Finanças Públicas

O Relatório de Execução Orçamentária é um documento que apresenta a situação fiscal de um município, estado ou país. Ele é composto por informações detalhadas sobre a execução orçamentária da receita e da despesa, permitindo que os gestores públicos e a população em geral acompanhem e analisem o desempenho das ações governamentais.

...
...